RSS Feed

Medicamentos para Hipertensão Arterial

September 19, 2011 by Hipertensão

Existem cerca de 100 produtos farmacêuticos que são aprovados como “seguros e eletivos” para o tratamento da hipertensão arterial. Como a maioria dos pacientes de hipertensão toma mais do que um medicamento para tratar o problema, existe um potencial quase infinito de medicação e combinações de medicamentos, disponíveis com uma receita médica – sem necessidade de mudar a forma de viver.

Apesar deste medicamentos serem aprovados para o tratamento da doença isso não quer dizer que você não vai ter efeitos colaterais, na realidade 97% dos pacientes sentem os efeitos colaterais. A equação torna-se ainda mais complexa quando o paciente toma medicação para outras doenças como o colesterol alto, diabetes, depressão, etc. Os medicamentos interagem entre si e os efeitos colaterais acumulam-se.

A hipertensão arterial pode ser tratada com mudanças de estilo de vida, normalizando os níveis de pressão arterial em mais de 85% dos pacientes! As mudanças de estilo de vida para tratar a hipertensão são a alimentação saudável, exercício físico e a gestão de estresse. Se toda a gente (incluindo médicos) sabe que o estresse tem um efeito significativo na tensão arterial, porque é que o Joint National Comittee nem sequer sugere a gestão de stress na sua informação de mudança de estilo de vida?

Sabia que uma coisa tão insignificante como a ida a um médico pode elevar a sua pressão arterial? Um estudo publicado pelo Archives of Internal Medicine indica que mesmo a “hipertensão de bata branca”, uma situação transitória criada pelo estresse da presença de pessoal médico, é mais séria do que era pensado anteriormente. Os hipertensos de bata branca sofrem danos cardíacos similares às pessoas com hipertensão arterial crônica (apesar de não ser tão grave).

A ligação entre o estresse e a hipertensão arterial está provada. Problemas de estresse não resolvidos são tão significativos como uma dieta má e a falta de exercício.

Um fato que também vale a pena mencionar é o seguinte: o sétimo relatório da JNC modificou as linhas orientadoras para a leitura da pressão arterial.

Antes da publicação do último relatório, uma pressão arterial de 120/80 era considerada normal. Agora, uma leitura de 120 a 139 de pressão sistólica e de 80 a 89 de pressão diastólica é considerada como pré-hipertensão arterial. Isto apesar de não haver provas que estas pessoas têm um risco de hipertensão crônica. Esta medida foi criada para alertar os pacientes de que estão em risco de problemas de hipertensão, mas também originou mais vendas de medicamentos a pessoas que não precisam deles.

Todos nós devemos questionar o que está por detrás de relatórios criados por médicos financiados pelas maiores farmacêuticas… Especialmente quando falam sobre a prevenção e o tratamento da hipertensão preferencial com medicamentos e que fala das mudanças de estilo de vida em um simples parágrafo. Nem uma palavra sobre a discussão entre a relação entre a insulina e a hipertensão. Nem uma palavra sobre o estresse.

Neste site você vai aprender a normalizar a sua hipertensão arterial para o resto da sua vida, sem medicamentos perigosos. A informação que pode ler aqui vai ajudar você a ter a pressão arterial sobre controlo e vai otimizar a sua saúde e a sua qualidade de vida em outras áreas.

Aqui você vai ler sobre a importância de:

  • Eliminar dois tipos de alimentos que são um veneno para a maioria das pessoas, principalmente para quem tem hipertensão arterial
  • Balancear as gorduras ômega 3 e ômega 6 na sua dieta
  • Normalizar o seu peso
  • Gerir a sua vida emocional
  • Medicar-se com exercício físico
  • Exposição solar apropriada
  • Experimentar suplementos e outras dicas alternativas para melhorar a sua tensão arterial.

Se você sofre de hipertensão arterial, a primeira coisa que deve fazer é remover todos os cereais e doces da sua dieta até o seu peso e a sua pressão arterial normalizarem.  Quando os cereais e os doces são eliminados da dieta, você está no bom caminho para conseguir um nível saudável de insulina no sangue e ter uma pressão arterial saudável.

Depois de implementar gradualmente as nossas dicas você pode falar com o seu médico e fazer a medição da pressão arterial. Á medida que a pressão arterial baixar o médico vai baixar a sua dose de medicamentos para a hipertensão até chegar ao ponto de não serem necessários.


No Comments »

No comments yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>